Quem ainda se lembra do que queria ser quando era criança ? Por mais incrível que seja, quando era pequena queria ser professora de matemática!

E hoje, o que queres ser quando fores grande ?

 

Ultimamente, a maioria das minhas conversas com amigas, família ou até com clientes gira em torno de uma crescente vontade de mudança de carreira. Mas porquê?

A escolha da carreira, e a satisfação da mesma, é um tema deveras muito interessante e definitivamente muito estudado. Passamos um terço do nosso dia no trabalho, por isso, e cada vez mais com a sociedade que nos rodeira, é importante sentir-se satisfeita e realizada com a escolha da nossa carreira.

Mas será que a sociedade em que nos encontramos impacta diretamente a nossa satisfação e bem-estar no trabalho? E o que tem isto a ver com a tua carreira ?

A resposta é muito simples. A historia ensina-nos que enquanto seres humanos temos uma grande tendência para nos adaptar ao meio ambiente. E isto significa que, enquanto trabalhadores, também no adaptamos à sociedade e geração onde nos enquadramos.

Assim, existem inúmeros estudos muito interessantes que nos demonstram as diferenças entre gerações e a forma como isso afeta não só a nossa satisfação, mas ainda uma seria de outras coisas, tais como o nosso compromisso para com a nossa empresa ou até mesmo o nosso desempenho enquanto trabalhadores.

Por outro lado, vivenciamos agora um mundo cada vez mais digital, onde é cada vez mais fácil trabalhar desde casa! Este mundo abriu-nos assim todo um mundo de oportunidades e possibilidades que outras gerações não tinham.

“E o que tenho eu a ver com isto ?” Perguntam vocês..

Bem, se chegaste cá é porque estás interessada em saber um pouco mais porque talvez, neste momento, não te apaixonas, ou não te sentes adaptada à tua carreira atual. Talvez não sintas um alinhamento com aquilo que fazes e os teus valores, o que te deixa a pensar se estás no caminho certo. Ou, por outro lado, até gostas do que fazes mas não te sentes satisfeita com a forma de o fazer!

Desde já, não te preocupes. Todas nós vamos mudando, ou, como gosto de dizer, vamos aperfeiçoando com as diversas fases da nossa vida. Como tu existem milhares de pessoas. Se és da geração Millennium, então ainda é mais comum !

De fato, estudos demonstram que cada vez mais desejamos uma carreira onde nos sentimos alinhadas, em sintonia com os nossos valores e com um maior sentimento de liberdade. Neste ultimo, entra definitivamente o trabalho desde casa!

Deste modo, assistimos assim a uma grande vaga de trabalhadores independentes, com trabalhos remotos e com um grande desejo de liberdade de horários.

Tudo isto possibilitado obviamente pela sociedade digital que nos rodeia.

Deste modo, e numa sociedade que ainda não está completamente preparada para esta transição, existe uma frustração crescente por parte de muitas de nós. Porque, de facto, estamos numa fase em que muitas queremos fazer carreira numa área que nos apaixona, que nos proporciona sintonia e felicidade. Hoje em dia, e ao contrário de outras gerações, a estabilidade não é tão importante quanto o sentimento de auto-realização!

Isto não significa necessariamente que todas nós desejamos mudar de área, ou até trabalhar remotamente. Mas significa que uma grande percentagem de nós deseja melhorar ou mudar aspetos da sua carreira.

E eu sei que provavelmente estas a ler este texto e pensas – “ É mesmo isso que quero, fazer algo que me apaixona!”.

Se te sentes assim, não te preocupes, porque há muita esperança!

 

O primeiro passo já está: admitir que realmente desejas mudança!

Parabéns, porque este realmente custa um pouco. E, se ainda não estás para aqui virada, mas que todas estas coisas te interessam, o resto do texto também é para ti!

E como podes alcançar o resto? A boa noticia é que o podes fazer de diversas formas, das mais simples às mais extremas. E não precisas saber exatamente o que queres fazer. O processo é todo teu! Mas se realmente desejas iniciar uma mudança na tua carreira, ou se queres mudar mas não sabes bem o que fazer, o mais fácil é iniciar um processo de coaching.

Porquê? Porque é uma forma única que te permite explorar as tuas capacidades, os teus limites e  os teu valores. Assim, através de técnicas poderosas vais obter respostas às tuas perguntas! Para mim, é sem duvida a melhor ferramenta para explorar os teus desejos mais profundos e iniciar um processo maravilhoso de auto-descoberta!

Se estás pronta para iniciar essa grande aventura, encorajo-te a encontrar um coach certificado com o qual te sentes à vontade. Se achas que essa coach posso ser eu, então fico à tua espera!

 

♥ Anita