BLOG

Vamos parar de romantizar a “Hustle Mentality”?

O que é exatamente a Hustle Mentality

A expressão vem do inglês e é geralmente traduzida em português por Cultura de agitação. É a crença de que apenas quem tem uma vida agitada, cheia de trabalho, e sempre com coisas para fazer é uma pessoa de sucesso. A esta mentalidade está muito associada a palavra “Workhaholic“, que serve para revelar um vício no trabalho.

Infelizmente, é uma mentalidade celebrada não só pelas empresas mas também por milhares de indivíduos à volta do mundo, fazendo com que quem mais trabalha seja considerado melhor empregado/profissional. 

A Hustle Culture levou assim a uma romantização do trabalho em excesso. Tal facto, faz com que muitas pessoas levem trabalho para casa, não hesitem a trabalhar nas suas férias e, até, a adotarem comportamentos de trabalho tóxicos.

A romantização da Hustle Mentality, ou Cultura de Agitação, resultou em números preocupantes de burnout à volta do mundo. Um estudo da MetLife estimou que 42% dos managers hoje em dia estão sujeitos a riscos de burnout. Um número extremamente elevado.

Mas, como é que a Cultura de agitação chegou à geração Millennium?

Se és da geração Millennium, ou Millennials, muito provavelmente fazes parte de uma geração que sentiu pressão para “ser alguém na vida”. Aquela frase que nos foi transmitida inúmeras vezes e que colocou dentro de nós uma pressão inconsciente em alcançar sucesso. A esta geração foi transmitido que o sucesso era algo que se obtinha ao estudar muito, ao trabalhar muito e ao não desistir. 

E aqui entram então vários fatores que devem ser ponderados:

– A nossa necessidade intrínseca em agradar aos nossos pais, para que tenham orgulho em nós;

– O sentir que nos encaixamos com os nossos pares;

– O querer atingir esse sucesso que nos foi prometido ao trabalhar muito.

Estes são apenas alguns dos fatores que nos influenciam, pois para uma grande parte da geração Millennium existem ainda sabotadores internos (hiper-realizador e perfeccionista) que levam a uma sensação de que é preciso fazer sempre mais e melhor.

O problema da Hustle Mentality é que, esta, se desenvolveu de forma inconsciente e a maioria de nós não a consegue reconhecer. Talvez a grande maioria esteja a pensar algo como: ” Não penso que tenha esse problema, sou apenas alguém que se esforça no trabalho. Faço o normal!”

E se esse for o teu caso, se fores apenas alguém que se esforça no trabalho, está tudo bem.

Mas, a mentalidade de agitação vai para além disso. Se estás constantemente a pensar que não fizeste o suficiente, que precisas de ter algo para fazer e que podes certamente fazer algo a mais nesse projeto… então as chances são que desenvolveste a Hustle Mentality.  Se estás constantemente a passar dos limites em trazer trabalho para casa, ficar mais tarde no trabalho e a utilizar tempo de férias para finalizar ou rever algo relacionado com trabalho… então as chances são que desenvolveste a Hustle Mentality.

Entende uma coisa. A culpa não é tua.

Foi algo que nos foi transmitido e que faz com que se não o fizeres te sentes culpada. O problema é que isso apenas vai levar a que continues a dar tudo e a colocar de lado algo fundamental: Descansar!

A Hustle Mentality vai contra uma saúde mental no trabalho saudável. É responsável pelo aumento significativo do stress no trabalho e do burnout.

Por outro lado, sabemos ainda que Portugal é o país europeu com o maior index de Burnout. Somos também o país com mais horas de trabalho e, irónicamente, com uma das produtividades mais baixas.

Isto acontece porque o nosso cérebro precisa de descanso para funcionar bem, ser produtivo e criativo no trabalho. Exatamente o oposto do que a Cultura de Agitação requer e espera.

 

O que podemos então fazer para combater a agitação ter uma vida com mais plenitude?

Em primeiro lugar precisas entender que a tua saúde mental precisa de momentos de pausa. De descansar a mente e não pensar em nada (muito menos no trabalho). É essencial garantir esse momentos para prevenir o burnout.

Por outro lado, é importante referir que deves parar e fazer aquilo que gostas. Não precisas desenvolver uma rotina em 8 passos e cumprir cada um deles. Lembra-te que aquilo que vês nas redes sociais nem sempre são rotinas que se encaixam em todos os estilos de vida. Mas, existem coisas muitos fáceis de fazer.

Existem uma série de coisas que recomendo que possas fazer.

Parece simples, não é?

Mas pergunto-te quando foi a última vez que cumpriste todas as listadas?

Dormir e descansar é essencial, mas um número muito grande de trabalhadores relata não dormir bem com preocupações do trabalho. Por outro lado, um número significativo de pessoas não aproveita os seus momentos de descanso e pausas do trabalho nem usufrui da totalidade das suas férias (ou leva trabalho atrás).

Cuidar de ti e do teu bem-estar é essencial para te tornares uma melhor profissional. Encontra uma rotina que se encaixe no teu estilo de vida e que te proporcione descanso mental do trabalho.

Encontra momentos de pausa no trabalho para desligar o cérebro e relaxar uns instantes. Tira tempo para ti e para aproveitar a tua própria companhia. Será não só benéfico à tua saúde mental mas também à tua produtividade e, por consequente, desempenho no trabalho.

Deixo-te com este desafio.

 

Partilha este post

© 2021 Anita Costa Coach